Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Profissionais "Formados" Pela Internet



Anos atrás tinhamos que estudar e muito para sermos profissionais e para ser profissional necessitava-se de diploma. Hoje isso é diferente? Não exatamente! Antes pessoas para se informarem sobre assuntos aos quais se interessassem como profissão o único recurso que eles tinham eram as faculdades e como consequência as mesmas davam diploma no final do curso (o que não mudou até hoje).
Mas o que realmente mudou é que pessoas cada vez mais fazem cursos somente pelo diploma sim não para aprenderem, o maior e único motivo é que a internet tem tudo que se é possível imaginar para aprender.
O que mais tem hoje em dia são pessoas que compram uma câmera legal e saem por aí dizendo que são fotógrafas, procuram tutorias e vendem seus serviços por aí, tem os metidos a publicitários que tem um ou dois programas de desenho vetorial e saem criando cartões e panfletos (muitas vezes horríveis, mas como ninguém que recorre à esses serviços sabem julgar né) e ganham bem dependendo da pessoa que procura esses trabalhos. Cursinhos de música por aí tomam prejuízos cada vez maiores por serem caros e por que na internet tem aulas e vídeo aulas de tudo que é tipo de instrumentos (todos os imagináveis) e aulas de canto também. Não digo que a internet também facilita o conhecimento das profissões que desejamos cursar, antigamente as pessoas tinham que  cursar e perceber se era isso ou não que queriam cursar ou até desistir no meio do caminho e correr atrás de outra coisa (hoje em dia quem faz isso é muito preguiçoso, porque informações não faltam).
 A verdade é que a formação convencional está cada vez mais banalizada, pois, o ensino não está lá essas coisas e não só no ensino superior, no médio por exemplo se você quiser não cursar o último ano dele você pode simplesmente fazer o ENEM que com 400 pontos você se forma e se não conseguir em um ano além de poder tentar de novo no outro ano, os pontos que você fez se acumulam, parece até bônus de celular.
Bom é isso aí, vamos continuar estudando só pelo diploma mesmo, porque o resto a internet oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário